Image Map

segunda-feira, 28 de julho de 2014

A Metamorfose - Franz Kafka


"Quando certa manhã Gregor Samsa despertou, depois de um sono intranquilo, achou-se em sua cama convertido em um monstruoso inseto".
Assim inicia "A Metamorfose", um brilhante livro de Franz Kafka.

Olá blogueiros!
Assim inicia essa brilhante história, ela se passa com o personagem Gregor Samsa, que simplesmente ao despertar, percebe que se transformou em um monstruoso inseto, e o interessante é que pela descrição dos fatos não da para saber em que inseto Gregor se transformou; Na verdade o autor quer nos trazer a reflexão sobre o tipo de sociedade que estamos inseridos. Ao se transformar em um inseto, Gregor começa a ser ignorado por seus pais e, apenas sua irmã se dispõe a levar-lhe alimento todos os dias, esta também depois de algum tempo começa a se afastar e ignorar o irmão.

Gregor, então, começa a observar o comportamento de sua família, seu pai volta a trabalhar, sua irmã consegue um emprego, depois seu pai passa a alugar quartos da casa para melhorar a renda da família, com isso Gregor percebe que ele era apenas o sustento da família e, que ambos, aproveitavam de sua condição; Agora em seu atual estado, ambos o desprezam. Vale lembrar que Gregor em nenhum momento percebe realmente que se transformou, apenas observa seus novos membros, órgãos e hábitos, acaba com o tempo se acomodando na sua nova condição.

A Metamorfose é um alerta para a sociedade que vivemos, totalmente capitalista, onde só temos valor quando conseguimos produzir, um alerta para o comportamento humano, não é só a história de um homem que se transformou em um inseto.

Espero que tenham gostado, é uma excelente história e indico que leiam!

8 comentários:

  1. Sou louca pra ler esse livro. Parabéns pelo blog, beijos.
    http://codinomelizz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Já conhecia o livro, embora ainda não tenha lido. Adorei sua resenha, mostra bem seu ponto de vista sem revelar muito, isso só aumenta a curiosidade! hahaha
    O livro é antigo, imagina se o autor vivesse nos dias atuais, com os impostos cada vez mais alto e as pessoas tendo que trabalhar cada vez mais para sustentar a família e só assim ter algum valor na sociedade. É muito bom ler livros assim, nos faz refletir sobre como estamos vivendo e se tudo isso vale a pena mesmo.
    Já vou adicionar na minha lista de "quero ler" :D
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patrícia!
      Vale a pena ler, além de ser uma excelente história, ela nos faz refletir bastante e, a leitura é bem rápida, a história é pequena, bjs sz.

      Excluir
  3. Uma vez que li sobre esse livro, me impressionou o nome "Gregor Samsa"
    A principio pensei que tinha algo a ver com Game of thrones, e depois que li a sinopse me deu curiosidade.
    Um dia vou ler. rsrs

    ResponderExcluir
  4. Eu morro de vontade de ler esse livro, principalmente porque um amigo leu e adorou, e também porque estou tentando ler mais clássicos.

    http://literatainofensiva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Duane a leitura dos clássicos é importante, principalmente para quem gosta de escrever, estou focando nesse objetivo.

    ResponderExcluir
  6. Olá :)
    Gostei muito da sua resenha. :D Esse livro deve ser bem legal, possui um assunto bem interessante.
    A sua resenha me fez ficar com vontade de ler. :D rs
    Abraço! *-*

    http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Ótima resenha! Muito interessante!

    ResponderExcluir